De 05 de Abril a 06 de Agosto de 1973
De Roterdão para Antuérpia - Belgica
Aqui está uma história muito interessante.
No inicio da história do navio Lobito eu disse que tinha pedido para embarcar num navio que fosse ao norte da Europa e que o meu pedido tinha sido aceite, pois a intenção era esta que hoje vou contar.
Não é novidade para ninguém que por essa altura havia quem pagasse fortunas para fugir do país, para França e outros países do norte da Europa.
Pois a troco, já não me lembro quanto, mas sei que não foi pouco, alguém tratou-me de tudo, incluindo passaporte português, para ficar na Bélgica e depois o destino seria França.
E quando já estava com a mala na rua olhei para trás e comecei a pensar que nunca mais poderia voltar a Portugal. Nessa ideia tomei a decisão de voltar para bordo.
Moral da história: se eu tivesse adivinhado que se iria dar o 25 de Abril teria sido um herói se tivesse ficado por lá.
Mas muito embora me tenha saído muito cara esta decisão, se não fosse assim hoje não teria a oportunidade de contar todas estas histórias, ficou a valer a riqueza do valor das mesmas.
E hoje posso gritar muito alto a todo o bom português que não devo nada, mas mesmo nada a este país.
E tenho toda a autoridade para elogiar ou criticar as boas, as menos boas e as más coisas deste país que eu amo. Porque se assim não fosse, hoje tinha todas as condições para viver uma vida maravilhosa se quisesse viver no estrangeiro.