Estadia em Lisboa
Estaleiros da Rocha de Conde de Óbidos em 1976

Seguimento da história do Navio (Pereira D`eça)
Para começar, o que aconteceu ao navio após eu ter saído na África do Sul, se me disseram, não me lembro, mas pelo tempo que separa o desembarque e o embarque, presumo que veio directo da África do Sul para a Europa,
Acabaram-se os dias que tinha a gozar de férias e tive que apresentar-me na companhia, com alguma surpresa perguntaram-me se queria ir de novo para este navio? Lembro-me que a primeira coisa que perguntei foi, para onde ia? Disseram-me, resultado a ver mais á frente. e claro que disse que sim,
A carreira de África estava ferida e as empresas tiveram que procurar outras rotas, como o "Pereira D`eça" era um navio muito rápido, cerca de 21 nós, o mesmo foi adaptado para porta contentores, na qual eu já assisti parte do tempo, pois eu fiquei dado ao navio a partir de 12 de Fevereiro de 76. Como se pode ver no visto da embaixada é de 23, mas se bem me lembro a partida foi logo a seguir.
O (Pereira D`Eça) passou então a fazer carreira regular para os Estados Unidos, histórias a contar.