Estadia em Tianjin
A China foi o primeiro país que fui com o regime comunista, na época bem mais rígido do que é hoje, mesmo assim, de todos os que mais tarde tive a oportunidade de conhecer, fiquei com a ideia que de todos ainda era o menos mau.
Como agora não sei como é, tudo o que escrevo aqui refere-se ao ano de 1981.
Os portos de mar eram como se fossem cidades agregadas á cidade a que pertenciam, e dentro desta cidade vivia-se uma vida muito melhor que em qualquer cidade da Europa, isto para quem era estrangeiro claro, para os chineses não sei, mas tinha lindas lojas, restaurantes com comida ocidental onde se comia por uma bagatela do bom e do melhor.
O problema estava sair da zona portuária, aí só com passaporte especial.
Como ficamos alguns dias no porto de Tianjin, e este porto era o que servia Pequim, que como se pode ver no mapa fica nos dias de hoje a 2h30m e cerca de 5h00 das famosas muralhas, julgo que na altura deveria ser quase o dobro.
Mas o comandante organizou para quem quis duas excursões, metade da tripulação de cada vez, o transporte utilizado eram carrinhas de 9 lugares, cada uma com o seu xerife a bordo, a mesma não poderia sair da rota que lhe estava autorizada.
Para se fazer uma ideia o quanto tudo mudou, hoje ao vermos os filmes das estradas chinesas e vi-mulas atulhadas de carros, na altura, víamos 1000 bicicletas para um carro e era constante vermos pessoas a recolher o estrume que os animais deixavam na estrada.
Mas ainda bem que tudo mudou e para melhor.
Albino Lima
E não é que Albino Lima andou por aqui...
De regresso paramos em Pequim, uma vista à Cidade proibida, jantamos em Pequim e até me lembro do menu, pato à Pequim, dormimos e bem de madrugada seguimos o rumo de Tianjin, quando chegamos de manhã a bordo já os colegas ue tinham ficado esperavam para embarcar nas mesmas carrinhas.