História do Navio Pereira D`eça
O Navio PEREIRA D'EÇA e irmão gémeo, CARVALHO ARAÚJO, foram construídos nos estaleiros de Angra dos Reis - Rio de Janeiro no Brasil.
Assim, em 1972 a COMPANHIA INSULANA comprou o ITAQUERA, que estava em fase de acabamento em Hangra dos Reis, Rio de Janeiro, para a Lloyd Brasileira e passou a chamar-se CARVALHO ARAÚJO, e o JUNO, muito semelhante, que estava destinado à NETUMAR, e veio a chamar-se "PEREIRA D'EÇA". Cargueiros muito rápidos com cerca de 21 nós de velocidade e 12.300 TDW, foram unidades utilizadas na rota das ligações com África. Em 1974 esta empresa fundiu-se com a CCN" Companhia Colonial, formando a então criada CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, por ser muito rápido em Fevereiro de 1976 o "PEREIRA D`EÇA" foi adaptado a navio de contentores e a fazer carreira regular para os Estados Unidos até à liquidação da marinha mercante nacional em 1985, Proeza do então primeiro ministro Cavaco Silva, foram então vendidos à Portline, (companhia de fantochada) e logo revendidos para desmantelar. O CARVALHO ARAÚJO foi desmanchado em Setúbal em 1986 e o "PEREIRA D'EÇA" em Alhos Vedros, no mesmo ano.